Através da captação da radiação solar é possível geração de energia elétrica, utilizando placas instaladas, seja no telhado ou em outro espaço, devidamente dimensionado, pode gerar energia que atenda sua necessidade. A energia gerada pelo sistema Fotovoltaico pode ser utilizado como cogeração com a concessionaria de Energia ou, acumulada em baterias.

A energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é fornecida em corrente contínua (CC) e para ser utilizado em eletrodomésticos, lâmpadas ou outros dispositivos eletrônicos é necessário o inversor de corrente, que fará esta conversão para consumo seja residencial, comercial ou industrial.

Aprovado em 2013 pela ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica que estabelece regras para micro geração, sendo de até 100KW e minigeração de energia, entre 100KW a 1.000KW de potência..

Esta norma regulamentada 482 permite que os consumidores possam ter a geração própria de energia e, troca seu excedente produzido por créditos, estes podem ser consumidos nos meses subsequentes, com prazo anterior de 36 meses, revisado em 24/10/2015 para o prazo de 60 meses, valendo a partir de Março/2016, sendo desconto em sua fatura, em mesmo CPF ou CNPJ em outros imóveis dentre a área vigente da sua concessionária.

Esta iniciativa de sustentabilidade, gera além de economia ao consumidor, a contribuição para o país, dado a escassez de recursos hídricos e outras fontes de geração de energia. O investimento neste sistema se paga com prazo médio em 4 a 5 anos, tendo sua vida útil acima de 25 a 30 anos. Geralmente bons equipamentos possuem garantia dos fabricantes de 10 anos contra quaisquer defeitos.

As concessionarias também lucram quanto menor investimento em meios de transmissão, devido a redução de perda na rede e melhoria na qualidade dos serviços prestados de energia elétrica.

Deve se ter muito cuidado ao investir neste sistema, pesquisar o conhecimento solido da empresa que presta serviços, não sendo apenas de forma comercial, mas deve haver recursos que possam prover subsídios técnicos operacionais desde projeto a sua operacionalidade, pois fará a diferença uma boa instalação, além de equipamentos com qualidade, adaptados ao nosso clima e particularidades além, conhecida como PID FREE (Potencial de Degradação Reduzido), ou seja, é menos vulnerável a fatores como umidade altas temperaturas e algumas degradações de ambientes incomuns, como amônia encontrada em área rural.